Portugal, From Here to Where? macroeconomics challenges for the next decade é o titulo da Conferência que Olivier Blanchard, um dos maiores macroeconomistas do mundo, profere no próximo dia 19 de Maio às 9:00 no Salão Nobre do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.
Não é a primeira vez que este eminente professor do MIT e, antigo Director do Gabinete de Estudos do FMI, vem a Portugal. Quando cá esteve em 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian, foi tal o impacto que a sua intervenção causou, a nível nacional e internacional, que nenhum economista, académico, agente económico ou jornalista ficou indiferente às suas análises, reflexões ou previsões
É, pois, com enorme expectativa, que aguardamos a intervenção deste professor emérito, sabendo nós, porém, que os desafios que trás a Portugal são enormes, consubstanciando-se numa intervenção fundamentada em dados e análises, frutos de um estudo profundo sobre o nosso país, materializado num texto elaborado em conjunto com Pedro Portugal, professor convidado da Nova School of Business and Economics e investigador sénior do Banco de Portugal.
Como pode visualizar na página do programa da Conferência, após a intervenção de Olivier Blanchard, haverá um debate dedicado aos principais sectores estratégicos portugueses, para o qual convidámos eminentes individualidades da vida política, económica e social portuguesa, como António Vitorino, Augusto Mateus, José Galamba de Oliveira, Pedro Machado e Rafael Domenech que, moderados pela jornalista Helena Garrido, analisarão a dinâmica contemporânea da economia portuguesa. É com muita honra que anunciamos a abertura da Conferência por Sua Excelência o Ministro da Economia de Portugal, o senhor professor Manuel Caldeira Cabral e, é igualmente, um enorme privilégio contar com a presença de Daniel Traça, Dean da Nova SBE, a quem incumbe encerrar os trabalhos.
A Jorge Braga de Macedo e Francesco Franco, ambos, professores da Nova School of Business and Economics, muito agradecemos o ímpar contributo na concretização desta conferência em Portugal.