SINOPSE

Portugal, From Here to Where? macroeconomics challenges for the next decade é o titulo da Conferência que Olivier Blanchard, um dos maiores macroeconomistas do mundo, profere no próximo dia 19 de Maio às 9:00 no Salão Nobre do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

Não é a primeira vez que este eminente professor do MIT e, antigo Director do Gabinete de Estudos do FMI, vem a Portugal. Quando cá esteve em 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian, foi tal o impacto que a sua intervenção causou, a nível nacional e internacional, que nenhum economista, académico, agente económico ou jornalista ficou indiferente às suas análises, reflexões ou previsões

É, pois, com enorme expectativa, que aguardamos a intervenção deste professor emérito, sabendo nós, porém, que os desafios que trás a Portugal são enormes, consubstanciando-se numa intervenção fundamentada em dados e análises, frutos de um estudo profundo sobre o nosso país, materializado num texto elaborado em conjunto com Pedro Portugal, professor convidado da Nova School of Business and Economics e investigador sénior do Banco de Portugal.

Como pode visualizar na página do programa da Conferência, após a intervenção de Olivier Blanchard, haverá um debate dedicado aos principais sectores estratégicos portugueses, para o qual convidámos eminentes individualidades da vida política, económica e social portuguesa, como António Vitorino, Augusto Mateus, José Galamba de Oliveira, Pedro Machado e Rafael Domenech que, moderados pela jornalista Helena Garrido, analisarão a dinâmica contemporânea da economia portuguesa. É com muita honra que anunciamos a abertura da Conferência por Sua Excelência o Ministro da Economia de Portugal, o senhor professor Manuel Caldeira Cabral e, é igualmente, um enorme privilégio contar com a presença de Daniel Traça, Dean da Nova SBE, a quem incumbe encerrar os trabalhos.

A Jorge Braga de Macedo e Francesco Franco, ambos, professores da Nova School of Business and Economics, muito agradecemos o ímpar contributo na concretização desta conferência em Portugal.

Players

OLIVIER BLANCHARD

Professor Emérito de Economia do MIT
Olivier Blanchard é um dos maiores macroeconomistas do mundo. Professor Emérito de Economia do MIT, Massachusetts Institute of Technology, e do Peterson Institute for International Economics, Olivier Blanchard foi Conselheiro Económico e Director do Gabinete de Estudos do Fundo Monetário Internacional. A sua carreira académica e profissional centra-se, há várias décadas, no estudo das crises financeiras mundiais, políticas monetárias, bolhas especulativas e, ainda, sobre a natureza do mercado de trabalho. Desde 2007 que Olivier Blanchard estuda, analisa e reflecte a economia portuguesa. Autor de inúmeros artigos científicos e de várias publicações internacionais, é membro da Academia Americana das Ciências.

Manuel Caldeira Cabral

Ministro da Economia do XXI Governo Constitucional
Professor de Economia da Universidade do Minho, Manuel Caldeira Cabral é Deputado do Partido Socialista eleito por Braga, desde Outubro de 2015, tendo representado aquele partido na negociação do quadro comunitário de apoio 2020 de 2013-2014. Desempenhou ainda as funções de Assessor Económico do Ministro de Estado e das Finanças do XVIII Governo e, a de Assessor Económico, do Ministro da Economia e Inovação do XVII Governo. Membro do Conselho para a Promoção da Internacionalização e da Rede coordenadora da estratégia Europa 2020, Manuel Caldeira Cabral foi avaliador do Open Budget Questionnaire de Timor Leste para a International Budget Partnership e investigador visitante do Departamento de Investigação de Comércio e Integração Económica do Banco Mundial, em Washington. O actual Ministro da Economia escreve uma coluna quinzenal no Jornal de Negócios desde 2007.

Jorge Braga de Macedo

Professor Catedrático Jubilado, Director Fundador do Centro Globalização e Governação (CG&G) na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa
Jorge Braga de Macedo trabalhou no FMI, no Banco Mundial e na ONU. Membro da Academia de Ciências de Lisboa, da Academia Real da Bélgica, do Centro para Inovação na Governação Internacional (CIGI), do CEPR em Londres e, do NBER, em Cambridge, este Professor Jubilado ensinou nas Universidades de Yale, Princeton, no Instituto de Estudos Políticos, em Paris, e em Angola, na Universidade Católica. Jorge Braga de Macedo foi Ministro das Finanças do XII Governo Constitucional, Deputado, Presidente da Comissão dos Assuntos Europeus da Assembleia da República, Presidente do Centro de Desenvolvimento da OCDE, em Paris, e do Instituto de Investigação Tropical em Lisboa. É membro da Academia das Ciências de Lisboa.

Francesco Franco

Director do Institute of Public Policy
Francesco Franco é Professor Auxiliar na Nova SBE (School of Business & Economics). Depois de uma formação clássica, em Grego, Latim e História, licenciou-se em Economia Política pela Universidade de Bocconi onde fez o mestrado em ciências económicas. Doutorou-se em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Consultor do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Francesco Franco dedica a sua vida académica ao estudo dos assuntos macroeconómicos, às finanças e flutuações macroeconómicas, às macroeconomias aplicadas, tendo em Olivier Blanchard, uma das suas referências académicas.

ANTÓNIO VITORINO

Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico - Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
António Vitorino foi Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa e Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Advogado, sócio da Cuatrecasas, António Vitorino desempenhou vários cargos públicos, dos quais destacamos o de Deputado à Assembleia da República, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Secretário Adjunto do Governo de Macau, Deputado ao Parlamento Europeu, Ministro da Presidência e da Defesa Nacional e, ainda, Comissário Europeu para a Justiça e os Assuntos Internos. António Vitorino foi, também, Juiz do Tribunal Constitucional e Presidente do Instituto Jacques Delors - Paris entre 2011 e 2016.

Augusto Mateus

Presidente da consultora Augusto Mateus & Associados
Augusto Mateus é Professor Catedrático convidado de várias instituições de Ensino Superior. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras é, ainda, investigador e consultor em macroeconomia, política económica, competitividade industrial, estratégia empresarial, avaliação de programas e políticas de desenvolvimento. Nesta qualidade, liderou a equipa que produziu o célebre estudo “25 anos de Portugal Europeu, a economia, a sociedade e os fundos estruturais”. Augusto Mateus foi Ministro da Economia e Secretário de Estado da Indústria do Governo português.

José Galamba de Oliveira

Presidente do Conselho de Direcção da Associação Portuguesa de Seguradores
José Galamba de Oliveira licenciou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Manchester (UK). Frequentou vários cursos de pós-graduação na Universidade Católica e no INSEAD. Com uma vasta experiência na área da consultoria de gestão e tecnologia, especialmente, no sector financeiro (banca, seguros e mercado de capitais) e em instituições nacionais e internacionais, Galamba de Oliveira liderou seminários, ministrou aulas e programas de pós-graduação, sempre relacionados com os desafios do sector financeiro e de gestão.

Pedro Machado

Sócio co-responsável pela área Financial Services Risk & Regulation/Advisory PwC Portugal
Pedro Machado é líder do Governance Conduct & Risk Appetite Workstream/PwC European Financial Services Area. Com uma carreira de mais de 15 anos em regulação financeira e supervisão, Pedro Machado exerceu funções de Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças do XIX Governo Constitucional, foi Director-Adjunto do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal e Consultor Jurídico do Banco Central Europeu. Na PwC tem coordenado vários projectos de avaliação do governo interno de instituições financeiras em Portugal e em Angola e, outros trabalhos, nas áreas de gestão de risco, de recuperação e resolução.

Rafael Doménech

Economista chefe do BBVA
Rafael Doménech é economista chefe do BBVA para os países desenvolvidos e Professor de Economia na Universidade de Valência. Mestre em Economia, pela London School of Economics, doutorou-se em Economia pela Universidade de Valência. Com uma carreira pública repartida entre instituições nacionais e internacionais, Rafael Doménech foi Director Geral e Director Adjunto do Gabinete Económico do Primeiro-Ministro Espanhol, entre 2007 e 2008, consultor externo na OCDE, consultor na Comissão Europeia e na Fundação de Economia Analítica espanhola. Nomeado pelo Governo espanhol para membro do Comité de Peritos sobre o Factor de Sustentabilidade do Sistema Público de Pensões é autor de inúmeros artigos científicos publicados em prestigiados meios como a American Economic Review, The Economic Journal ou European Economic Review.

Helena Garrido

Jornalista na área de economia e finanças
Helena Garrido é jornalista na área de economia e finanças desde 1986. Com formação em economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, iniciou a sua carreira no Jornal do Comércio. Passou pelo Europeu, Diário de Notícias, Expresso, Público, Diário Económico e Jornal de Negócios. Exerceu funções de subdirectora no Diário Económico, de directora adjunta no Diário de Notícias e foi directora do Jornal de Negócios. É professora auxiliar convidada de Jornalismo Económico na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, colabora no Observador, no Eco e é analista e comentadora na RTP e RDP. Tem o blogue pessoal chamado “Visto da Economia” e publicou em 2016 o livro “A vida e a morte dos nossos bancos, como os banqueiros usaram o nosso dinheiro”. Nasceu em Pangim, Goa.

Daniel Traça

Director da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE)
Daniel Traça é Director da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) e, Professor Catedrático de Economia nesta Faculdade, onde, se licenciou. Doutorou-se na Columbia University, em Nova Iorque, e é, também, Professor Convidado do INSEAD em França e Singapura depois de ter leccionado na Vlerick School of Business (Louvain, Bélgica), no KDI School of Management and Policy (Seul, Coreia do Sul) e no Graduate Institute of International Economics (Genebra, Suiça). Daniel Traça trabalhou como consultor do Banco Mundial e da Comissão Europeia e, publicou, o resultado da sua investigação científica, no domínio da Globalização e Desenvolvimento Económico, em várias revistas académicas internacionais.

Programa: Portugal, from here to where?

08h45 Check-in - Acolhimento

09h15 Boas-Vindas - Manuel Caldeira Cabral – Ministro da Economia

09h25 Apresentação de Olivier Blanchard - Jorge Braga de Macedo – Nova SBE

09h30 Keynote Speaker - Olivier Blanchard

10h15 Paper Discussion - Olivier Blanchard e Francesco Franco – Nova SBE

10h30 Perguntas e Respostas

11h00 Coffee-Break

11h30 Painel de Debate - Sectores Estratégicos para a afirmação de Portugal

  • António Vitorino - Cuatrecasas
  • Augusto Mateus – Augusto Mateus & Associados
  • José Galamba de Oliveira – Associação Portuguesa de Seguradores
  • Pedro Machado - PwC
  • Rafael Domenech - BBVA
  • Helena Garrido (Moderadora)

12h45 Perguntas e Respostas

13h00 Encerramento - Daniel Traça – Nova SBE